Treinamentos diferenciados


Para a maioria dos jogadores profissionais de basquete, treinamento significa praticamente apenas jogar basquete, erguer pesos e correr. Mas isso não é o que Dirk Nowitzki, jogador do time Dallas Mavericks, último campeão da NBA, faz. Suas sessões de treino incluem esgrima, remo, aprender a tocar um instrumento musical e andar de cabeça para baixo.
Alguns dos exercícios realizados por ele fazem sentido. A esgrima ajuda na agilidade e na movimentação dos pés, e o remo ajuda a fortalecer os músculos das costas e dos ombros, vitais para a hora do rebote e da roubada de bola. Com isso, Nowitzki ganhou o título de Jogador Mais Valioso (MVP) em 2007 e ajudou seu time a se sagrar campeão em 2011.
Aqui estão algumas maneiras não convencionais de treinar equipes – já divulgadas nas edições da revista Liderança (www.lideraonline.com.br) – e que se mostraram eficientes:
  1. Crie um departamento interno voltado para treinamentos
    Ter um departamento que foque no desenvolvimento do funcionário em tópicos como interação com o cliente, habilidades de comunicação e entrega de um grande serviço ao consumidor são elementos essenciais para manter o foco no treinamento. Defina uma meta de horas de treinamento para cada funcionário; isso força os gerentes a monitorarem o progresso de cada membro da equipe, fazendo do treinamento uma prioridade.
  2. Crie uma biblioteca em sua empresa
    Destine uma locação central em sua empresa para ser a biblioteca e abasteça-a com livros e vídeos empresariais. Faça que o acesso de empregados a esse local seja facilitado antes, durante e depois do trabalho. Para estimular o interesse na livraria, considere lançar um clube do livro, no qual a cada mês os funcionários se reúnem e discutem o que estão lendo. Para estimular, patrocine esse encontro pagando pizza para todo mundo, por exemplo. Estimule ainda mais o hábito da leitura dizendo que os funcionários podem comprar qualquer livro profissional nas livrarias e que, depois de lerem, podem doá-lo à biblioteca, e a empresa reembolsará o valor do livro, entretanto, eles devem escrever um sumário de uma página sobre o que acharam útil no livro, antes de fazer a doação.
  3. Crie sua própria grade curricular
    Além do departamento oficial de treinamento, crie um grupo informal com funcionários de vários departamentos da empresa para que desenvolvam uma grade de assuntos que julguem importantes para o conhecimento de cada membro da equipe. Você pode descobrir áreas a serem treinadas que não tinha imaginado antes. Eis alguns cursos já sugeridos: administração do tempo, liderança situacional, escrita efetiva para negócios e planejamento para resultados.
  4. Dê espaço para as pessoas que começam a se destacar
    Crie um programa de treinamento que permita aos membros interessados em uma nova posição, acompanharem um indivíduo no cargo almejado por diversas horas a cada semana. Isso permite que o interessado aprenda as responsabilidades da nova função e veja se ela é realmente o que ele esperava.
  5. Invista em educação
    Não é difícil ver empresas que têm programas que ajudam seus funcionários com as mensalidades da faculdade ou têm acordos com cursos de línguas ou similares. Entretanto, esses programas são quase sempre os primeiros a serem cortados caso a empresa precise economizar. Não faça isso. Mais ainda, não limite as áreas às quais você fornece ajuda. Subsidie qualquer funcionário que esteja cursando uma faculdade, não importando o curso.    Júlio Clebsch

0 comentários:

Postar um comentário